Ficou grávida…. cuide-se!!!

Futura mamãe…. o momento agora é seu, aproveite para se cuidar, além, é claro, de aproveitar cada momento mágico dessa etapa da vida…. mas que exige cuidados redobrados com o corpo. Primeiro vamos listar alguns probleminhas estéticos que podem ocorrer na gravidez.

1. Manchas na pele: o aumento do nível de progesterona estimula o escurecimento da pele. Conhecida como cloasma ou melasma, as manchas da gravidez estão na categoria das mais difíceis de serem tratadas. Quanto maior for o fototipo, maior será a chance de hiperpigmentação, pois uma pele mais morena apresenta mais células, ou seja, melanócitos, que são as produtoras de pigmento, a melanina.

Os médicos são unânimes quando dizem que a melhor maneira de prevenir manchas na pele durante a gravidez é utilizar protetor solar, bonés ou chapéus sempre que houver exposição aos raios UVA e UVBA mulher deve sim tomar banho de sol durante a gestação, mas com atenção ao horário correto: até as 10h e após as 16h. 

Durante a gravidez não pode fazer muita coisa…mas alguns tratamentos estão liberados são eles: O uso de cremes despigmentantes específicos para gestantes, o ideal é procurar um dermatologista que fará a manipulação adequada a você e indicará um protetor solar específico. Eu como fisioterapeuta dermato funcional, gosto muito de aplicar máscaras de vitamina c, arbutin e argila branca são ótimos clareadores. Faço também algumas limpezas de pele durante a gravidez, com produtos para gravida e o peeling de cristal.

2. Estrias: Entre um dos mais comuns problemas na gravidez relacionados com a pele estão as estrias… aquelas marcas avermelhadas, por vezes azuladas que surgem na barriga, coxas, parte superior dos braços, nádegas e até mesmo nas panturrilhas. A prevenção é a forma mais eficaz.

Os cremes são ótimos para aliviar a comichão e a irritação da pele e manter a pele hidratada. Além de hidratar a pele com cremes, também é importante beber muita mais muita água mesmo…. a hidratação será completa. Se a sua pele estiver bem hidratada a probabilidade de desenvolver estrias é menor.

Outra forma de se evitar as estrias é uma dieta saudável, as vitaminas C e A são essenciais para este tipo de prevenção. Ex:  laranjas, pimentos, tomates, cenouras, mangas. Ingerir ómega 3 tambem é muito importante para a saude da pele. Uma dieta equilibrada ajuda também no controle do peso, fator predominante na prevenção das estrias. Qualquer flutuação acentuada do peso poderá causar estrias.

O exercicio físico também é um ótimo recurso. Na estética eu faço esfoliações e hidratações semanais, geralmente com argila, mel… enfaixo com papel filme e deixo por no mínimo meia hora.

Além da drenagem linfática para diminuir o inchaço. Uso cremes com oleos de semente de uva, amendoas doce, rosa mosqueta, macadâmia, vitamina E, entre outros.

3. Obesidade: A fome pode estar ligada a alterações psicológicas e emocionais, como períodos de ansiedade e fragilidade, que podem levar à compulsão alimentar. As mulheres que ganham muito peso durante a gravidez têm hábitos alimentares ruins e que, possivelmente, continuam depois do nascimento do bebê. É bom receber orientação alimentar adequada para não colocar a sua vida e de seu bebê em risco. 

Dicas para uma gravidez saudável:

Beba água constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia.

Consuma pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.

Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.

A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.

A mulher deve realizar exercícios aeróbicos leves e moderados, variando a frequência semanal conforme seu nível de aptidão, isto é, se ela era sendentária ou ativa antes de engravidar. O pilates , caminhada e hidroginástica são atividades adequadas a esse período.

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4. Oleosidade na pele: as alterações hormonais durante a gestação também costumam deixar a pele mais oleosa, facilitando o surgimento de espinhas e cravos. Procure seu dermatologista para indicar os produtos para usar em casa. Dicas: lave bem o rosto assim que acordar. Em seguida, use uma loção adstringente para remover os resíduos de sujeira da pele e tonifica-la. 

Hidrate a pele e use um protetor solar para sair de casa. Já que a pele fica mais oleosa durante a gravidez, o melhor é usar as versões oil-free (sem óleo) ou em gel.

 

Durante o dia, use lenços próprios para remover a oleosidade do rosto, principalmente na zona T. Se a pele estiver muito oleosa, aproveite para lavar o rosto e reaplicar o protetor solar.

 

Antes de dormir, repita a limpeza feita pela manhã. Jamais durma sem remover a maquiagem. Na estética faça limpezas de pele com frequencia e também peeling de cristal uma vez a cada 2 meses.

 

5. Celulite: Os hormônios da gestação e a própria pressão da barriga aumentam a retenção de liquido, que colabora para o surgimento das ondulações. a drenagem linfática é o método mais indicado. Infelizmente a culpa desses furinhos é da sua dieta, sua falta de atividade física, os maus hábitos de seu estilo de vida e seus genes para celulite! 

A principal medida é conciliar atividade física aeróbica de baixo impacto, como caminhar ou nadar, com  drenagem linfática, duas vezes por semana. Isso ativa a circulação, elimina toxinas, diminui o inchaço e controla o aumento de peso.  É bom também evitar uma alimentação rica em gorduras, condimentos e sal, que favorecem a retenção de líquido.

6. Varizes:

A duplicação do volume de sangue, a diminuição do retorno venoso e o aumento do calibre das veias contribuem para o aparecimento de varizes.  As varizes costumam aparecer entre o sexto e o sétimo mês, mas as medidas preventivas precisam ser tomadas desde o começo.

Dicas:

  • Fazer exercícios leves três vezes por semana, estimulando o fortalecimento da musculatura, que pressiona as veias e ajuda no retorno venoso.
  • evitar sapatos de salto alto e qualquer roupa apertada, principalmente calcinhas e meias três-quartos, que dificultam a circulação sangüínea.
  • Durante o dia, tentar não ficar mais de uma hora na mesma posição e fazer um intervalo de cinco minutos para caminhar ou apenas se movimentar na cadeira.
  • Usar meia-calça de compressão, especial para gestante, para evitar o acúmulo de sangue nas extremidades.
  • Tentar dormir com pés elevados, para facilitar o retorno venoso, e virada para a lateral esquerda, para não comprimir a veia cava, o que ocasionaria a circulação do sangue mais lenta.
  • Reduzir a quantidade de sal na alimentação e consultar o médico sobre a possibilidade de incluir nas refeições o gengibre, que ativa a circulação.

A tabela abaixo pode ajudá-la a acompanhar o ganho ideal de peso durante a sua gestação, de acordo com o seu IMC pré gestacional.

Ganho de Peso durante a gravidez. Revista Saúde! Edição 0331, editora Abril

O objetivo da fisioterapia dermato funcional na gestação é a conscientização a postura, desenvolver toda a potencialidade de reserva dos músculos para responder as exigências da gravidez, manter o bem estar físico, mental e social, corrigir e tratar alterações posturais, aliviar estados dolorosos no corpo, adaptar vestuários: calçados, roupas, calcinhas, meias compressivas e sutiãs, compensar os desequilíbrios posturais, manter boa condição física, prevenir o aparecimento de estrias, celulite, varizes. Promover o relaxamento e varias outras coisas.

A idéia é focar em protocolos preventivos a fim de amenizar os efeitos deste período e proporcionar alívio, relaxamento e hidratação.

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3 comentários sobre “Ficou grávida…. cuide-se!!!

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