Organizar a casa em 7 dias

1  ♥ Arrumar a sala ♥

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1- Recolha todos os itens que não pertencem ao ambiente, como roupas, livros, papéis. acessorios… Coloque tudo em cestos plásticos, um para cada morador da casa e devolva-os para seus donos.

2- Jogue fora os jornais e revistas antigos que não cabem no revisteiro. Se quiser guardar páginas específicas, escaneie ou consulte as edições online. Caso colecione revistas, guarde-as em porta-revistas decorativos.

3- Crie um local perto da porta de entrada para deixar chaves, celulares, carteiras e correspondência. Pode ser uma bandeja ou tigela que combine com decoração. Ganchos são uma solução, mas não tão interessante: você precisará furar paredes.

4- Fotos demais poluem o ambiente. Por isso, concentre os porta-retratos em uma mesa lateral ou use o porta-retrato digital. Outra opção: deixe sobre a mesa de centro um álbum ou fotolivro com as fotos favoritas.

5- Guarde acessórios em organizadores ou caixas decorativas.

6- Copos e pratos que não cabem na cozinha vão para um móvel próprio, como cristaleira ou buffet. Aproveite os copos que sobram para montar um pequeno bar. Para isso, coloque garrafas de vidro, copos em uma bandeja sobre o aparador.

7- Organize os quadros de parede. O centro do quadro deve estar a 1,6 m do piso. Quadros acima dos móveis devem estar distribuídos de forma simétrica a partir do centro do móvel. Coloque-os 25 cm acima do encosto do sofá e a 20 cm do aparador. Antes de furar as paredes teste se vocês gostará da nova disposição dos quadros. Para isso, corte folhas de papel craft com as dimensões do quadro, cole-as nos locais desejados, afaste-se e veja se tudo está do seu gosto.

8- Aprenda novos hábitos. Sempre que comer na sala, leve os pratos e copos para a cozinha; descarte jornais antigos; guarde bolsas e casacos assim que chegar da rua. E não deixe chaves e carteiras espalhadas.

2  ♥ Organize papéis e a mesa do computador ♥

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9- A mesa do computador deve ter o mínimo possível de objetos. Deixe lá um porta-lápis, porta objetos, uma pasta, fichário ou caixa de entrada e saída para os papéis e uma agenda.

10- Reduza a quantidade de papéis. Quando receber novos papéis, jogue fora o que for desnecessário.

11- Guarde apenas os papéis que vai guardar no trabalho e os indispensáveis, como comprovante de pagamentos de contas (até chegar o comprovante de quitação anual), documentos pessoais, da casa e do carro faça uma caixinha ou pasta própria para documentos.

12- Coloque-os papéis do trabalho em caixas de entrada e saída, gavetas ou fichários. Separe-os de acordo com a função de cada um. Escaneie os outros papéis cujas informações você quer guardar. Desenhos das crianças  podem virar quadros nas paredes ou ter uma caixinha ou pasta separada para guardar essas coisas.

13- Tenha sempre um bloco de papel sobre a mesa, de preferência próximo ao telefone. Assim facilitará suas anotações.

14-  Em uma gaveta disponível, acomode seus materiais de escritório.
Você pode usar separadores no interior das gavetas para manter tudo organizado no lugar certo.

15- Tenha prateleiras para itens que não usa o tempo inteiro (livros, revistas, vídeos, etc.).
Utilize o princípio da proximidade de acordo com a frequência de uso. Facilite o acesso de materiais e documentos que você usa com maior frequência. Isso ajudará a manter a prateleira organizada.

16-  Guarde tudo em organizadores de escritórios, como separadores de arquivos e caixas.

3  ♥ Arrumar o quarto ♥

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17- Primeiro, jogue fora revistas e jornais velhos, papéis sem uso, e o lixo espalhado.

18- Diminua o número de objetos no criado-mudo. Um livro, luminária e um enfeite estão de bom tamanho.

19- Doe os brinquedos sem uso e jogue fora os quebrados. Guarde os brinquedos restantes em caixas diferentes, de acordo com seu tipo. Coloque etiquetas nas caixas para que as crianças saibam onde guardar os brinquedos. Se elas não souberem ler, desenhe o tipo de brinquedo na caixa.

20- Também arrume a cama. Já é mais de meio caminho andado.

21- E antes de dormir, pendure ou guarde as roupas que vai usar novamente – vale à pena instalar ganchos e cabideiros no quarto pode ser atras da porta. As peças sujas devem ir para um cesto ou saco de lavanderia.

22- Organize suas bijuterias, acessórios, lingerie tenta colocar cada coisa em seu lugar… caixinha pra tudo… tudo separado e arrumado no guarda roupa.

23- Retire as roupas e sapatos do armário para tomar um ar. Separe para doação as roupas que não usa há mais de seis meses. Jogue fora as com defeito, lave os casacos para a espera do inverno e guarde-os em sacos a vacuo para a chegada do verão

24- Separe as roupas de calor das de frio e as de trabalho das de passeio ou de ficar em casa e as de ginástica em prateleiras ou gavetas diferentes.   Camisas, vestidos, casacos e ternos (de preferencia guardados naquele porta terno de plastico) ficam em cabides – providencie modelos iguais feitos de plástico ou madeira, que são mais resistentes. também é bom organiza-las por frequência de uso, tamanho ou cor.

25- Dobre as roupas de cama e organize-as em conjuntos

26- Organize os calçados de forma que você possa ver todos de uma vez – vale usar uma prateleira deslizante, daquelas que funcionam como gavetas. Sapateiras de porta, de tecido ou arame, são uma alternativa mais barata. Adquira o hábito de deixar o suor secar nos sapatos antes de guardá-los.sapateira essa é uma boa opção para guardar os sapatos custa R$ 310,00 na mobly e funciona como espelho.

4 ♥ agora é a parte chata cozinha ♥

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27- Primeiro lavar a louça, limpar o fogão, as bancadas( deixe somente o q usa no dia a dia tipo cafeteira, panela de arroz, espremedor de frutas) e as portas dos armários  Comece pelos   armários tire tudo e coloque todos os itens em uma mesa ou até mesmo no chão, que deve estar forrado para não sujar os utensílios. Tente agrupar os objetos de acordo com a funcionalidade. Por exemplo: panelas, louças, potes plásticos e assim por diante.

28 – Após fazer essa separação, confira o que não é mais usado, como potes sem tampa ou manchados, e separe para reciclagem,  já o que você não usa mais pode ser separado para doação.

29- Antes de organizar tudo, limpe os ítens com álcool e também dentro dos armários.

30- Empilhe os pratos separados entre pratos rasos,  fundos, sopas e bolos. Os copos ficam de cabeça para baixo dentro do armário (guarde-os próximo ao filtro) e as canecas em ganchos, fixados no armário ou porta caneca de inox.

31- Coloque talheres em gavetas com divisórias internas e separe os garfos das facas e colheres. Outra solução é colocá-los de pé em potes de vidro, também separados.

32- Arrume os recipientes grandes. Instale no armário divisórias verticais e guarde lá frigideiras, formas, travessas e bandejas – assim, fica mais fácil retirá-las. Empilhe as panelas.

33- Geladeira: Retire tudo que for possível na hora da faxina e lave com esponja e sabão neutro, e organize:  os alimentos e produtos devem ser guardados de acordo com a temperatura que necessitam.  Os legumes e verduras de folhas, como alface, agrião, rúcula e espinafre, devem ficar bem longe do congelador, pois o frio faz com que estraguem mais rápido. Guarde-os na gaveta inferior da geladeira, sempre embalados em sacos plásticos bem fechados. Na prateleira inferior, logo acima da gaveta, coloque os alimentos que necessitam de menos conservação. As prateleiras intermediárias da geladeira podem ser usadas para guardar carnes temperadas ou em fase de descongelamento, sempre  em vasilhas.Na prateleira superior da geladeira, acomode os alimentos que precisam de mais refrigeração, como frios, sobremesas, massas frescas, pratos prontos, queijos, iogurtes, manteiga, requeijão e patês. Esses alimentos devem ficar em embalagens fechadas, para não espalharem odores pela geladeira. Guarde também os ovos na própria embalagem e com a ponta menor voltada para baixo. A porta deve ser usada para guardar alimentos de consumo rápido, pois o abrir e fechar da geladeira provoca variação na temperatura e altera o resfriamento dos alimentos. Portanto, use as repartições da porta da geladeira para colocar água, sucos, refrigerantes, leite, geleias, vidros de azeitonas e conservas e condimentos como maionese, catchup e mostarda. Ahn… enlatados não devem ser colocados em sua lata original, coloque-os em algum pote para evitar que o alimento oxide.

34- Porta temperos: Organize em algo próprio e recorte os nomes das embalagens e fixa-os com fita adesiva no pote.

35- Eletrodomésticos: microondas- Um copo com 1/4 de vinagre branco e o restante de água – esquente por 2 minutos no microondas. Depois de tirar o copo com cuidado (está quente!!), passe um pano pelas paredes do microondas, porta e prato. Para os outros eletrodomésticos o ideal é utilizar sabão neutro, em barra ou detergente neutro,  um pano e uma escova ou uma esponja exclusiva da cozinha.

Ufa!!!

5 ♥ Lavanderia ♥

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36-  primeiro  retire tudo o que tem  dentro dela e analisar item por item, devolva  somente o que usa e descarte os demais.separe a roupa suja em compartimentos para coloridos e brancos isso deixa tudo ainda mais organizado.

37- Faça adaptações de acordo com suas necessidades: um lugar para dobrar ou manusear as roupas limpas e cestos de roupa para passar. Escolha um varal de boa qualidade.

38- Organize o espaço instalando uma tabua de passar e uma barra para pendurar as roupas passadas antes de distribuí-las pelos quartos. Vai facilitar e organizar o trabalho.

39- Agrupe os produtos de limpeza por organização – para lavar roupa, desengordurar cozinha, etc.

40- Pendure rodos e vassouras em ganchos.

41-  Baldes e bacias de uma mesma cor também deixam o ambiente mais harmônico. Na hora de guardar, encaixe um dentro do outro.

42- instale um suporte para o ferro e a tábua de passar, instale suporte de vassouras, rodo e coloque ganchos para a pazinha do lixo e outros acessórios, acredite isso dá uma diferença enorme na organização da lavanderia.

43- para evitar o desperdício dos produtos de limpeza, experimente colocá-los dentro de borrifadores, você espirrará o produto na medida certa.

44- O ideal é ter um bom armário para organizar todo o material, como: sabão, produtos de limpeza, panos, buchas, baldes. Caso não seja possível, utilize prateleiras. A quantidade vai depender do espaço e é interessante usar diferentes alturas.

6 ♥ banheiro ♥

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45-  Primeiro, tire todos os produtos dos armários, prateleiras e bancadas. Descarte embalagens vazias, produtos abertos há mais de seis meses, fora da validade ou que não usa.

46- Separe os produtos de uso diário, como pasta de dentes, escova, desodorante de protetor solar. e coloque-os em uma cestinha para tornar a limpeza mais fácil.

47- Só deixe no box os produtos usados durante o banho.

48-  Divida os produtos que sobraram em categorias – por exemplo, produtos para unhas, cabelos, corpo ou dentes. Coloque-os em divisores de gavetas com rótulos ou caixinhas de plástico

49 –  Escovas, pentes e secadores de cabelo podem ir para gavetas.

50- O grande sucesso na hora de organizar as miudezas como pinças, tesourinhas, prendedores… é optar por caixinhas transparentes para facilitar a visualização.

51- Separe os produtos que você usa todos os dias, é importante que eles estejam sempre á mão!

52- Deixar uma necessaire pronta com a maquiagem do dia a dia também é uma boa solução para quem não quer e nem pode perder tempo!! Porém poderá arrumar uma gaveta e colocar divisórias para deixar separadinha a maquiagem.

53- Já para os cotonetes, sabonetes, pastas e escovas de dente, providencie um kit banheiro, que além de charmoso, ajuda a organizar esses objetos pequenos.

54-Para o piso e azulejos dilua sabão em pó ou sapólio líquido mais água sanitária em água escove o rejunte e lave os azulejos e esfregue o chão, limpe o box de vidro com sapolio liquido ou shampoo, limpe o ralo, a pia do banheiro, o espelho. Enxágüe bem e use sempre luvas grossas.

55- As banheiras devem ser lavadas com solução de sal e aguarrás, ela ajuda a remover o amarelado.

56- O vaso sanitário deve ser muito bem lavado. Usando luvas, aplique sapólio no escovão e esfregue bem a parte interna do vaso, pois este local costuma formar crostas trazendo mau cheiro ao banheiro.

57- O lixo deve ser removido diariamente. Depois de limpo, borrifar um spray desodorizador para deixar o banheiro mais cheiroso.

7 ♥ quintal ♥

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Depois de visitar algumas casas à venda na região, cheguei à conclusão de que tudo que esta em oferta no mercado, além de super valorizados não corresponde nenhum pouco com o meu estilo de bem viver e morar. Tenho visto casas de todos os tipos e tamanhos, e um ponto em comum a todas é a ausência absoluta de um quintal. E o quintal é o meu lugar favorito. Você está dentro, mas também está fora de casa. Um espaço para fazer quase tudo. Ler, descansar, reunir a família para um simples café da manha num dia bonito, um espaço para colocar roupas para ventilar,  um cantinho para cuidar das plantas, do gramado. E isso está cada vez mai dificil de encontrar. O quintal é basicamente composto pela área da churrasqueira, garagem, lugar para guardar ferramentas, etc. Tire esse sétimo dia para fazer uma hortinha, cuidar das flores, separar o lixo, organizar em prateleiras e caixinhas as ferramentas e outros utensílios de quintal, lavar as áreas acimentadas, etc. Entretanto aproveite para entrar em contato com a terra, pássaros, flores, mesmo arrumando, limpando… e aconchegue o seu quintal ele é um lugar muito importante da nossa casinha.
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