máscaras faciais caseiras

Imagem

Máscaras faciais caseiras

Antes de fazer qualquer máscara é bom fazer uma compressa de dez minutos com chá de camomila gelado. Ele ajuda a acalmar a pele e faz com que os princípios ativos das máscaras penetre melhor na pele. Além disso, a camomila ajuda a combater olheiras e a aparência de cansaço.

MÁSCARAS “UNIFORMIZADORAS” – deixam a pele com um aspecto mais uniforme, liso e hidratado.

Chá verde e açúcar mascavo
Ingredientes
Chá verde bem concentrado (1 xícara de água e 3 sachês)
1 colher (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de açúcar mascavo

Como fazer
Misture o chá verde, a maisena e o açúcar mascavo e leve ao fogo para engrossar. Espere esfriar mexendo bem e aplique no rosto. Deixe por 20 minutos e retire com água mineral e um borrifador. Retire os grânulos de açúcar com um algodão úmido

Benefícios
O chá verde, bem concentrado, é rico em polifenóis e oligoelementos, isto é, substâncias naturais que nutrem a pele e têm ação antioxidante (contra os radicais livres). O açúcar mascavo contém sais minerais da cana do açúcar e adiciona glicose à pele, o que vai ajudá-la a se refazer das toxinas naturais provenientes da poluição, excesso de sol, má alimentação e cigarro, entre outros.

Aveia e água de arroz
Ingredientes
2 colheres (chá) de aveia em flocos
Água de arroz (água que se lava o arroz)
1 colher (chá) de linhaça dourada

Como fazer
Misture os três ingredientes, dando o ponto com a água do arroz, até formar uma mistura homogênea. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Retire com água corrente e em seguida borrife água de arroz na pele e deixe

Benefícios
A aveia tem propriedades emolientes, suavizantes e calmantes. A linhaça contém antioxidantes (que previnem radicais livres) e a água de arroz é rica em ácido kójico, que a longo prazo deixa a cútis com aspecto mais claro.

Camomila
Ingredientes
1 xícara (chá) de água
3 sachês de chá de camomila

Como fazer
Prepare o chá normalmente com água fervendo e infusão. Espere esfriar e coloque na geladeira para que fique bem frio. Corte um pedaço de algodão (daqueles de rolo) proporcional ao tamanho do seu rosto, fazendo uma abertura para o nariz. Molhe o algodão no chá e cubra o rosto inteiro. Deixe por 15 minutos. O chá pode ser feito um dia antes e o algodão pode ser aquele de quadradinho, o importante é cobrir toda a face

Benefícios
A camomila contém substâncias calmantes e descongestionantes que amenizam a fadiga da pele e a aparência cansada.
Pepino com hortelã
Ingredientes
½ pepino sem casca
6 folhas de hortelã

Como fazer
Coloque os dois ingredientes no liquidificador e bata, mas sem deixar com consistência líquida (bata por dois ou três segundos). Aplique no rosto e deixe por 15 minutos. Retire com água corrente

Benefícios
O pepino é descongestionante e hidratante. A hortelã também descongestiona e ainda é refrescante, causando uma boa sensação de bem-estar à pele.

Hortelã com água destilada
Ingredientes
Folhas de hortelã frescas
Água destilada (comprar em farmácia)

Como fazer
Lave bem as folhas de hortelã e macere-as. No mesmo recipiente que macerá-las, acrescente água destilada bem fria. Deixe por poucos minutos. Coe. Molhe discos de algodão facial nessa água e aplique sobre o rosto. Deixe agir por 15 minutos. Retire borrifando água de coco.

MÁSCARAS COM “EFEITO CINDERELA” – revigoram e dão uma “levantada” imediata na pele. É o tipo de máscara perfeita para se fazer no dia de ir a uma festa ou outra ocasião especial.

Mel e água
Ingredientes
1 colher (chá) de mel
½ colher (chá) de água

Como fazer
Misture os ingredientes até obter a consistência de uma máscara, ou seja, um creme firme. Faça uma massagem com batidinhas suaves para ativar a circulação. Nas regiões onde as rugas são mais evidentes, dê uns beliscõezinhos, como se estivesse “costurando” a ruga, isso estimula a circulação sanguínea, que nutre a pele. Depois aplique uma camada de mel puro e deixe por 10 minutos. Retire com água corrente

Benefícios
O mel é rico em oligoelementos, isto é, substâncias naturais que nutrem a pele e também têm ação antioxidante (contra os radicais livres). Portanto, ajuda a pele a resgatar o brilho e o viço naturais.

Mel, iogurte, aveia e hortelã
Ingredientes
2 colheres (sopa) de aveia em flocos
50 g de iogurte natural
1 colher (sopa) cheia de mel
1 colher (chá) de folhas de hortelã

Como fazer
Misture a aveia, o iogurte e o mel, de maneira que os três ingredientes formem uma consistência cremosa firme. Acrescente as folhas de hortelã. Retire com água corrente e em seguida borrife chá de hortelã bem fresco, não muito gelado

Benefícios
O mel e o fubá juntos promovem uma esfoliação. A aveia tem efeito suavizante e emoliente. O iogurte tem ação hidratante e também promove emoliência.

Clara de ovo e mel
Ingredientes
1 clara de ovo batida em neve
2 ou 3 colheres (sopa) de mel

Como fazer
Com um “mix” misture a clara em neve e o mel até ficar com consistência homogênea. Aplique na face e pescoço imediatamente e deixe por 15 minutos. Retire com água de coco

Benefícios
A clara de ovo é albumina pura, proteína com efeito lifting firmador. O mel deixa a pele macia e hidratada, além de nutrir a derme.

Antiidade: meio mamão papaia amassado, misturado com uma colher de sobremesa de mel. Auxilia também no tratamento de peles com manchas. Hidrata, rejuvenesce e ajuda a atenuar linhas de expressão.

Pré-festa: duas claras de ovo bem batidas. Melhora o aspecto na hora. Ótima para situações inesperadas ou up antes de uma festa.

Peles bronzeadas: meio copo de água de coco, uma colher de sobremesa de maisena e uma colher de sobremesa de mel. Deixa a pele mais luminosa, suave e hidratada. Ajuda a manter o bronzeado. Serve também como relaxante.

Esfoliantes: duas colheres de aveia com meia colher de mel. Ajuda a remover as células mortas. Clareia a pele e colabora na penetração de outros componentes.

Tira-olheiras: compressa de chá de camomila seguida da máscara de papaia e mel (antiidade) colocada ao redor dos olhos.

Fecha-poros: cinco morangos amassados com duas colheres de mel e uma fatia de mamão papaia.

Pele Seca: esmague uma banana e misture com uma colher de mel. Ótima para peles secas no inverno.
Máscara esfoliante de morango e aveia

Misture duas colheres de sopa de aveia, três morangos maduros picados e uma colher de sopa de iogurte natural biológico, até formar uma pasta. Deite-se e aplique a pasta sobre o rosto, evitando a área ao redor dos olhos. Após dez minutos, você pode removê-la e aplicar um hidratante.

Máscara de abacate e iogurte

Suaviza por causa do abacate e do iogurte, e refresca por causa do suco de limão. Amasse meio abacate maduro com uma colher de sopa de mel, uma de limão e uma de iogurte natural. Aplique no rosto, deite-se durante quinze minutos e enxágüe em seguida. Depois hidrate com o creme habitual.

Máscara de laranja e iogurte

Limpa por causa do iogurte e suaviza por causa das vitaminas e dos alfa-hidroxi-ácidos (AHA) da laranja fresca. Misture duas colheres de sopa de iogurte natural biológico com o suco de um quarto de uma laranja. Aplique no rosto, deixe agir durante cinco minutos, enxágüe e aplique um hidratante.

Experimente primeiro esses tratamentos numa área pequena da pele, para garantir que você não tem alergia a nenhum dos ingredientes.

Máscara hidratante e antiidade

Indicada para quem quer além de hidratarcombater os sinais da idade como rugas e linhas finas.

Ingredientes
– 1/2 mamão papaya
– 1 colher de aveia em flocos
– 1 colher de mel

Modo de preparo e aplicação
Amassar e aplicar na pele por 20 minutos, retirar com água morna.

por Lilian Jacob fisioterapeuta dermato funcional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s