Poupança e orçamento doméstico.

Poupança e orçamento doméstico.

  • Um exemplo eficaz é montar uma planilha de gastos domésticos:

1) Anote a renda familiar numa coluna da tabela, inclua os rendimentos de todas as pessoas que contribuem para a casa.

2) Liste todas as despesas fixas, como escola das crianças, aluguel/condomínio (inclua o IPTU), contas de luz, água, telefone, internet, financiamento do carro, gastos com carro (inclua o seguro anual e o IPVA na conta), valores médios de compras parceladas, seguro de saúde, natação, etc

3) Gastos esporádicos, como restaurantes, cinema, saques em dinheiro. Use a fatura do cartão de crédito, canhoto do talão de cheque e extratos bancários para fazer uma média.

4) Liste as despesas com filhos, como presentes, passeios, previdência, celular, computador.

5) Analise os gastos anteriores e veja se dá para reduzi-los, como trocar o plano atual do celular ou da TV por assinatura por algo mais em conta, por exemplo.

6) Separe um valor mensal para gastos extras, como dentista ou médico sem planejamento, material escolar, vazamento na casa ou a revisão do carro.

7) Pegue a renda familiar e subtraia de todos os gastos enumerados dos números 2 a 6. Se a conta for positiva, você está no caminho certo para começar a poupar e investir. Se o resultado for negativo, refaça suas contas, reduza gastos e procure buscar uma solução em curto prazo.

  • Como reduzir gastos domésticos

    Algumas dicas de como organizar um orçamento doméstico, pode ser bastante eficaz para ter um poder de poupança.

    Vestuário: Não compre por impulso. Geralmente muitas compras são feitas sem necessidade.

    Mensalidades: Procure pagar sempre em dia. Se for possível, coloque os vencimentos sempre após o dia de pagamento de seu salário.

    Energia elétrica: Aproveite a iluminação natural, reduzindo o uso de lâmpadas. Procure utilizar lâmpadas fluorescentes, que duram mais e reduzem o consumo mensal de eletricidade.

    Geladeira e freezer: Só abra quando for necessário. Ao fazer compras, procure guardá-las de uma vez só. Quando for trocar os aparelhos, procure os que possuem menor consumo de eletricidade.

    Ferro de passar: Junte a maior quantidade de roupa possível e passe-as de uma só vez.

    Chuveiro elétrico: Evite os banhos demorados.

    Televisão: Não deixe a televisão ligada sem necessidade.

    Máquinas de lavar e secar: Vale o mesmo para o uso do ferro de passar. Junte o máximo de roupas ou louças, e ligue os equipamentos quando estiverem com a capacidade máxima.

    Telefone: Procure utilizá-lo racionalmente. Ligações mais longas ou interurbanas devem se feitas nos horários de tarifas reduzidas, e lembre-se que telefonemas para celulares, podem encarecer a conta telefônica.

    Água: Mantenha as torneiras sempre bem fechadas e verifique regularmente se não há vazamentos.

    Aluguel e condomínio: Nunca comprometa mais de 1/3 de seu orçamento com esses gastos, e inclua o IPTU nessa conta. Procure sempre pagar em dia para evitar juros e multas.

    Despesas eventuais: Separe sempre uma parcela do seu rendimento mensal para gastos extras e sazonais, como material escolar, aniversário dos filhos, Natal. Tenha a reserva também para ir ao dentista ou ao médico quando menos espera.

    Compras: Procure sempre pagar à vista. Se a opção for dividir, faça-o apenas se não houver cobrança de juros, mas lembre-se de não acumular parcelas de diferentes gastos que, somadas, complicarão seu orçamento mensal.

    Cheque especial: Evite gastar o limite do cheque especial, uma vez que as taxas de juros são normalmente muito elevadas, lembre-se que o limite não faz parte da sua conta corrente.

    Cartão de crédito: Pague a fatura integralmente na data do vencimento. Se entrar no parcelamento, você poderá ter dificuldade para quitar a dívida, além da taxa de juros ser muito elevada.

  • Tabela de orçamento familiar orçamento familiar
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s